O que é Medicina Integrativa? Tudo o que você precisa saber

A Medicina Integrativa é uma prática terapêutica que aborda o processo de cura do paciente para além das questões orgânicas e fisiológicas, envolvendo sua mente, corpo e espírito. Para isso, são combinadas as práticas convencionais com técnicas da medicina complementar.

Dessa forma, o paciente é visto como um ser biopsicossocial, buscando formas de regenerar sua saúde física e preservar seu bem-estar mental e desenvolvimento cognitivo.

O objetivo dessa prática é proporcionar um tratamento humanizado e flexível, variando conforme as necessidades e particularidades de cada paciente. É comum que a medicina tradicional acabe se mesclando com outras terapias nesse processo, como acupuntura e ozionoterapia. Tais atuações são ainda mais comuns em casos de doenças crônicas ou terminais, em que não há possibilidade de cura, apenas de controle de danos.

A medicina integrativa pode incluir dietas alimentares específicas, técnicas de gestão de estresse, meditação, práticas terapêuticas com auxílio profissional e até métodos físicos, como alongamentos e massagens.

O que é Medicina Integrativa? Tudo o que você precisa saber

Quais são os benefícios da Medicina Integrativa?

O objetivo da medicina integrativa é promover melhorias físicas e trazer qualidade de vida aos indivíduos, independentemente do quadro e condições clínicas apresentados. Para que isso seja possível, é necessário que médico e paciente conversem francamente, de modo a alinhar as possibilidades terapêuticas com a realidade, as crenças e a filosofia de vida da pessoa.

Uma das principais vantagens desta abordagem é justamente a promoção da participação ativa do paciente e respeito às suas vontades e princípios. Isso faz com que a pessoa entenda que ela também é responsável por sua saúde, comprometendo-se com o processo terapêutico. Ao estar engajado com o tratamento, o paciente acaba seguindo as recomendações médicas porque tem vontade — e não apenas porque o médico pediu.

Outro importante benefício da medicina integrativa é a promoção da qualidade de vida. Isso porque o paciente é cuidado de maneira integral, gerenciando suas emoções da mesma forma que é realizado o controle dos sintomas físicos. A pessoa tende a ser mais capaz de entender e lidar com sua patologia, sentindo-se mais livre e segura para realizar o tratamento indicado pelo especialista.

Como funciona a medicina integrativa?

Para solucionar as questões apresentadas pelo paciente, a medicina integrativa pode reunir a atuação especializada de diferentes áreas médicas, bem como aplicação de terapias complementares para cuidar das necessidades específicas do indivíduo. Os tratamentos podem incluir tanto o uso de medicamentos e procedimentos tradicionais como métodos auxiliares e realização de ajustes no estilo de vida.

Princípios da medicina integrativa:

  • A saúde é vista como um estado vital de bem-estar físico, mental, emocional, social e espiritual, que capacita a pessoa a estar engajada em sua vida.
  • O médico atua como parceiro no processo de cura e na saúde.
  • ​O paciente informado é parte do processo de decisão do plano de tratamento.
  • As intervenções são dirigidas para tratar a doença, bem como para assistir a pessoa como um todo: abordando todos os aspectos que influenciam o processo da doença e da cura.
  • Os pacientes são orientados a reconhecer, administrar e diminuir os fatores estressantes.
  • Todas as pessoas recebem orientações nutricionais: os alimentos são considerados agentes fundamentais na promoção de enfermidade e saúde.
  • O impacto das influências sociais no processo de adoecimento e na saúde é considerado e incluído no plano de tratamento.
  • As influências ambientais no processo de cura e na saúde são abordadas, investigadas e consideradas no plano de tratamento.
  • O plano de tratamento é compartilhado e integrado entre todos os profissionais de saúde envolvidos.
  • A cada paciente é desenvolvido um plano de tratamento personalizado, baseado em suas demandas e necessidades.
  • A promoção de saúde e a prevenção de doenças são enfatizadas no plano de tratamento.
  • Todas as abordagens terapêuticas, profissionais de saúde e disciplinas são levadas em consideração na abordagem. 

Cuide bem da sua saúde. Entre em contato e agende sua consulta na Clinic Care!
Leita também:

Os benefícios da Terapia Auricular para a saúde e bem-estar

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Vicente Caroci Ruiz Cirurgião do aparelho digestivo, especialista em acupuntura e medicina chinesa

Formou-se na Universidade Estadual Júlio de Mesquita, em Botucatu, realizando residência na UNESP Botucatu, em cirurgia geral, e na UNIFESP (em acupuntura e medicina chinesa). Tem estágio de especialização na área de cirurgia do aparelho digestivo, pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos, e se especializou também em Fitoterapia Oriental.
CRM – SP nº 64.627

Dra Roberta Albrecht Villa Real
CRM 101560-SP | RQE 42811